Polêmicas e mais polêmicas circundam esse capítulo, de fato muita coisa mudou com os acontecimentos desse capítulo e junto disso, muitas pessoas ficaram muito decepcionadas, eu não fui um deles (não totalmente).
Esse capítulo serviu para nos mostrar que novamente quem estava no controle de tudo no final era o AFO, e que Shigaraki nunca tomou nenhuma decisão na vida dele, vemos todos os momentos, desde o momento em que AFO consegue manipular o pai de Shigaraki a ter um novo filho, uma vez que sua filha já estava muito crescida, como também descobrirmos que o decaimento foi uma individualidade adaptada, mas sem a parte de reconstrução, deixando apenas a destruição. Além de que O Shigaraki possuía outra individualidade que foi retirada previamente por AFO antes que ela se desenvolvesse.
Com isso temos a possível morte de Shigaraki, dando seu corpo para AFO por completo… mas será mesmo? O que incomodou muitas pessoas (e até eu em certo ponto) é que o AFO não é um vilão bem trabalhado, então criar todo esse plot, que nem parecia estar previsto antes para desenvolve-lo logo agora no clímax da história, tendo um personagem tão grandioso como Shigaraki, e acabar destruindo toda a construção dele indiretamente no processo. Essa decisão do Kohei, nos faz questionar qual foi o real objetivo do arco dos vilões, da origem de Shigaraki, de seu entendimento como personagem e vilão.
Mas será que é realmente isso mesmo? Olha eu posso estar querendo torcer demais para o melhor, mas acredito que as coisas não vão ficar assim. AFO sempre foi manipulador, e vimos isso bem claramente em seu flashback, não seria estranho para mim, o AFO estar se aproveitando dessa oportunidade para manipular o Shigaraki também, dizendo a ele que tudo foi planejado e que ele nunca teve uma escola sequer em sua vida. Seria um grande bait do autor que traria resultados, pois muita gente está comentando sobre.
Eu realmente acho que isso foi uma jogada do autor, para pensarmos que de fato Shigaraki foi controlado a vida toda, mas na verdade isso é o que ele quer que Shigaraki acredite para poder tomar conta de seu corpo completamente. Acho SIM que o Shigaraki vai retornar provavelmente para ajudar o Deku a derrotar de forma indireta o AFO, e vamos ter a explicação de que na verdade Shigaraki fez todas as suas escolhas porque quis, e não porque foi manipulado e influenciado.
Votando ao capítulo, temos então AFO em completo controle do corpo de Shigaraki, agora dizendo que seu plano de médio prazo falhou e que agora terá que prosseguir para o plano final: Destruição do Mundo.
Temos uma cena torturante do Deku sem os dois braços tentando se levantar, enquanto AFO diz que as pessoas se tornam mais fortes quando perdem algo importante, mas que Deku sempre foi vazio por dentro e por isso essa conclusão é inevitável.
Antes que AFO possa acabar com Deku, Sero chega para ajudar e enfaixa ele com seu poder, ao mesmo tempo Ojiro, Satou e Aizawa aparecem para ajuda-lo, fim do capítulo.
Provavelmente teremos a Eri brilhando novamente e curando o Deku (assim espero, ela tentou chegar até ele no capítulo 416 mas foi parada, vamos ver o que vai acontecer).
Na minha opinião, eu não odiei o que aconteceu, mas também acho que é um bait do autor. Agora nos resta esperar o próximo capítulo para mais respostas, até semana que vem!!