Wow! Horikoshi nos entregou essa semana o melhor capítulo desse ultimo arco do mangá (anteriormente para mim o posto estava com o clímax da luta entre Toga e Uraraka). Um capítulo sensacional que prova mais uma vez que o arco final de BHA esta muito bom de acompanhar.
O capítulo começa com o ataque do Midoriya sendo finalizado no escudo de dedos do Shigaraki. Vemos o Midoriya conseguindo rasgar sua entrada e acerta-lo em cheio. Com isso os outros 4 portadores do ONE FOR ALL foram transferidos para o corpo de Shigaraki, menos a Nana, que foi repelida, graças ao enorme ódio que Tomura Shigaraki sentia por ela, sua avó.
Midoriya é então transportado para a frente da casa de Shigaraki, adentrando na superfície de seu ódio dentro de seu subconsciente. Ao tentar bater na porta, uma versão diferente e malvada de Midoriya aparece para confronta-lo (essa forma nada mais é do que a forma que Shigaraki o enxerga). Essa versão pergunta qual vai ser a diferença se ele descobrir sobre o que aconteceu no passado, e Midoriya responde que não sabe porém não deseja permanecer na ignorância, assim abrindo a porta e entrando dentro da casa.
No entanto, no momento em que Midoriya está prestes a entrar na casa, o cenário muda novamente e ele é quase atropelado por um caminhão (vale a pena destacar que ele está com as roupas do início do mangá, lá quando ele foi admitido na U.A). O caminhão passa raspando e Midoriya percebe que foi atingido fisicamente, a Nana explica que mesmo estando dentro do subconsciente do Shigaraki, o ONE FOR ALL permite com que ele crie uma forma física e interaja com os arredores. Nana pede perdão a Midoriya pois foi a única repelida, mas ele responde que está feliz que ela possa estar com ele naquele momento.
Nana explica que onde eles estão é o núcleo do Shigaraki, o ponto mais sensível dele, porém ele é vulnerável e o Midoriya pode alcança-lo e salvar aquela criança que ele sentiu dentro de seu coração, a versão criança dele, pedindo ajuda. Ao tentar acessar a porta da casa novamente, Midoriya é parado por Stain que pula em cima dele, o Stain se transforma no Redestro e depois no Overhaul, Overhaul confronta Midoriya perguntando se ele possui um plano, ao qual Midoriya nega. Midoriya consegue então empurra-lo e abrir a porta.
Ao abrir a porta vemos um retrato de Nana e do seu filho Kotarou (pai do Shigaraki), ele entra pela porta e passa por uma lembrança de Tomura, na qual sua irmã está pedindo para que ambos se tornem heróis em segredo. Ao atravessar a porta ele chega no núcleo, onde Kotarou está batendo no Shikaraki criança.
Midoriya corre para salva-lo mas uma barreira o impede de entrar, da mesma forma que impede Nana. É então que temos uma frase muito interessante do pai de Shigaraki, onde ele diz que heróis machucam suas famílias para salvar um bando de estranhos, Nana ao ouvir isso começa a monologar sobre a sua irresponsabilidade e como ela afetou até mesmo Shigaraki (chegando em um ponto onde o Japão inteiro está correndo perigo), ela se questiona se as coisas seriam diferentes se tivesse derrotado o ALL FOR ONE e voltado para buscar seu filho. Nana chorando pede desculpa para ele. A cena troca para o Kotarou prestes a bater no Shigaraki criança novamente, mas Midoriya consegue juntamente de Nana quebrar a barreira. Em uma sequencia de páginas tocantes, Nana abraça seu filho e Midoriya abraça Shigaraki, Nana pede desculpas a Kotarou por não ter voltado, assim como diz a Shigaraki que “Foi tudo culpa da Vovó“.
O capítulo termina com uma mudança de cena, Midoriya se encontra no momento onde o ódio de Shigaraki explodiu e com isso o seu poder de decaimento surgiu, Shigaraki está abraçando seu cachorro e diz que não aguenta mais. Fim do capítulo
Comentários:
QUE CAPÍTULO!!! Uma das coisas que mais me entristece é ver certos “videos” na internet menosprezando o arco final de Boku No Hero, dizendo que ele esta chato ou muito enrolado e coisas do tipo. BHA vem tendo, pelo menos para mim, um dos arcos finais mais divertidos de todos, e esse capítulo é a prova disso.
Lógico que alguns capítulos eram um pouco “enrolados” pois focavam em outras situações e grupo de pessoas, mas nunca chegou a ser cansativo ou ruim, muito pelo contrário, estou gostando muito de acompanhar esse arco final. E como o Shigaraki é um vilão fenomenal!! Eu achava que seria difícil encontrar um vilão tão bom quanto o Overhaul, mas o Shigaraki se provou MUITO depois que assumiu o manto de vilão principal da história. Não só ele como toda a Liga de Vilões é muito boa.
Esse capítulo me lembrou muito um momento de Naruto, sei que o autor é um grande fã da obra e eu tendo Naruto como meu manga favorito fico muito feliz com isso. Inclusive consegui perceber que nesse capítulo tivemos provavelmente uma inspiração de Naruto.
Posso estar viajando e quem sabe esse é meu lado fã falando mais alto, mas o momento em que a versão malvada do Midoriya conversa com ele, me remeteu muito a quando o Naruto conversou com seu interior na cachoeira, antes de entrar no templo para controlar a Kurama, achei esse pequeno momento fantástico.
E focando mais no capítulo, toda a construção, com a versão malvada do Midoriya, o Overhaul, o Redestro e o Stain foi muito bem feita, e a cena em que a porta se abre e a foto da Nana e do seu filho tomam o formato da dela… fantástico. A quadrinização nesse capítulo estava linda, e olha que falar isso do Horikoshi não deveria ser elogio, até por que ele vive entregando quadros muito criativos, mas o desse capítulo foi especial.
E agora o ponto alto do capítulo para mim, o arrependimento de Nana! Personagens que erram e se arrependem me conquistam, eu gosto dessa narrativa, até por que torna tudo mais palpável. Nós como seres humanos erramos diversas vezes na vida, e muitas vezes alguma decisão nossa nos persegue para sempre. Ver um personagem ser confrontado com o seu passado, e principalmente com um erro de seu passado, cria sempre uma ambientação necessário para um desenvolvimento S++ (Não é atoa que meu protagonista favorito é o Thorfinn).
Alias, vejo pessoas que reclamam dessa noção utópica do Midoriya de ser bom e querer salvar as pessoas, mas penso que muitas dessas pessoas esquecem que o Horikoshi também é muito fã de quadrinhos de heróis, e essa É UMA HISTÓRIA DE HERÓIS. Heróis foram feitos para salvar as pessoas, e também aquelas que foram deixadas para trás pela sociedade (que são literalmente a maioria dos vilões de BHA). O Midoriya querer salvar a criança que existe no coração do vilão não é errado, ele está salvando a versão “boa” e inocente dessa pessoa, aquela que ainda não foi corrompida pelo ódio, é até por esse mesmo motivo que elas são representadas por crianças.
Mas também não vou negar que acompanhar o Midoriya lutando com tudo e acabando com o Shigaraki não seja legal de ver kkkkk, ver ele sempre usando novos poderes para enfrenta-lo me deixa muito animado. Fora que esse plot de ter que deixar de lado o ALL FOR ONE para poder vencer o derrotar o Shigaraki é a cereja do bolo. Achei esse plot muito legal também.
Bom no geral estou animado para o próximo capítulo, infelizmente essa semana não teremos capítulo novo… Mas semana que vem estarei aqui escrevendo novamente.