Opa, estou aqui para fazer minha primeira review mensal de Boruto Two Blue Vortex. Eu gosto muito de Boruto e da forma que a história está se desenrolando, vamos ver o que aconteceu nesse ultimo capítulo.
O capítulo começa com a Ada utilizando sua clarividência para checar o resultado da batalha entre Boruto x Mitsuki. Aqui o diálogo fica um pouco confuso, pois várias traduções oficiais estavam aparentemente erradas, mas pelo que da para entender a Ada está em mais um momento onde ela acha o Boruto “atraente”.
Podemos notar algumas nuances de que o autor quer “brincar” com essa trama de “sonho x realidade”, pois logo no painel seguinte a Ada é “acordada” de sua onipotência pelo Kawaki, o qual a ordena a passar a localização do Boruto. Eu não vejo problema nessa troca de sentimentos da Ada pelo Boruto, até porque ela quer experienciar um amor verdadeiro, e o Boruto por ser uma pessoa mais gentil que o Kawaki (o que não é difícil kkkk) traz a tona esse questionamento e possibilidade, o autor está propositalmente brincando na nossa frente com esse tema, e acho que vai se perdurar por bastante tempo. Inclusive tenho em minha cabeça o plot que eu acharia mais agradável para a personagem, mas isso eu comento outro dia.
Continuando, a Delta briga com o Kawaki por ele ser rude com sua amada Ada, mas o Kawaki nem se importa. Ada então informa a localização do Boruto para o Kawaki e tanto ele quanto Delta se encaminham para o local (ambos vão voando).
Precisamos ficar muito atento aos detalhes que a obra nos passa, e eu não acho que o detalhe da Delta estar conseguindo voar sem usar os propulsores seja apenas um erro. Sendo assim, tenho duas teorias, a primeira sendo a mais sem graça e talvez a mais provável. Amado, ao reconstruir Delta, atualizou ela para que ela não precisasse mais de propulsores para voar. Já a minha teoria favorita para esse acontecimento é: A Delta já se encontra com o Karma do Kawaki implantado, e é por isso que ela está próxima dele nesse capítulo. Faria sentido tanto no quesito da falta de propulsores, como no sentido dessa relação que nos foi entregue subitamente.
Voltando para o mangá, vemos o Boruto ainda conversando com o Shikamaru sobre as preocupações em relação aos “Shinjū “, que acabaram de despertar consciência. Boruto diz que enquanto ele e Kawaki estiverem vivos o planeta não vai ser destruído, pois é necessário um sacrifício ao Jūbi para o nascimento do Fruto de Chakra. Boruto porém não sabe explicar com certeza o motivo das arvores divinas estarem usando o chakra das pessoas pegas pelos “Garras Sujas” e qual o objetivo deles (ou é isso que a gente acha).
O Boruto já viu o futuro uma vez, ele ser capaz de ter dominado o poder de ver vislumbres do futuro não seria tão fora da curva assim. Tanto eu quanto o Shikamaru sabemos que o Boruto sabe muito mais do que ele está contando. Agora, porque ele está evitando contar? Parecendo até que está protegendo algo ou alguém. Muito cedo para afirmar algo, mas tenho certeza que ele viu o futuro novamente.
No meio da conversa entre os dois, o Kawaki resolve atrapalhar os leitores e deixar as respostas só para a próxima vez que Boruto e Shikamaru se encontrarem, porque ele se conecta ao Hokage e informa que achou a localização do Boruto. Shikamaru pede para que Kawaki espere, pois Boruto está muito forte, mas isso não é algo que o Kawaki se importe. Boruto então desaparece utilizando o Hiraishin no Jutsu (que Jutsu maneiro).
Kawaki suspeita o sumiço do Boruto, pois ele não deveria ter sentido a presença dele de tão longe, vemos um pequeno painel do Shikamaru mostrando apenas o canto do seu rosto.
Isso aqui me gerou dúvidas, Boruto conseguiu ouvir o Shikamaru respondendo o Kawaki? Mas não deveria, já que segundo a Ino, cada conversa é pessoal e não pode ser interligada uma a outra… Ou será que novamente o Boruto previu o futuro e viu o Kawaki chegando? Difícil saber, a única coisa que podemos ter certeza, é que o Kawaki vai desconfiar e muito do “Shika-san“.
Após esse momento de tensão, temos o que para mim foi o ponto chave do capítulo, a conversa entre o Mitsuki e a Ada. Pois é um ponto que desenvolve ambos personagens de uma forma muito natural.
Resumindo, Mitsuki informa Ada que antes de conhece-la ele não sabia qual era o significado de amar, e não sabia o quão bom era esse sentimento, mesmo sabendo que na verdade essas são emoções forjadas pela onipotência dela. Mitsuki segue dizendo que por ser um ser humano artificial ele não sabe muito sobre ele próprio, mas ele não se importava com isso, contanto que o sol dele continuasse o iluminando. Mas isso é um grande equivoco, a luta entre ele e o Boruto serviu para mostrar a ele que antes de tudo ele precisa brilhar por si próprio (e isso é uma metáfora muito linda quando paramos para pensar que ele precisa brilhar por si próprio caso não queira se perder na escuridão), para que ele não acabe perdendo de vista oque é o mais importante para ele
Após esse monólogo, Mitsuki diz uma das frases que fez eu me encantar mais ainda pelo personagem dele e da Ada, ele diz que ela se parece com ele, e eu nunca pensei dessa forma, mas faz todo sentido, ambos estão tentando descobrir o que realmente é importante e buscando brilhar por si mesmos, ou encontrar o seu lugar no mundo.
Mitsuki pergunta a Ada o motivo dela gostar do Kawaki e ela diz que o amor é assim, ela sente o peito apertar quando pensa nele (mas será que é de amor mesmo?). Mitsuki acaba a conversa dizendo que tinha medo quando pensava que seu “sol” não era seu sol de verdade, e após isso pede desculpas por ter sido presunçoso, ao qual a Ada responde que “Ambos estão tendo uma super conversa sobre amor”. Ada então fala que quer ter uma conversar com Boruto.
O cenário troca para o esconderijo dos Shinjūs, e aqui temos um dos momentos mais badass desse mangá, a forma como o Jūra e Hidari aparecem na Vila da Folha foi muito legal kkkkkk.
No momento em que os dois pisam na vila, a unidade sensorial nota a entrada de duas pessoas, um com chakra desconhecido (ou seja, Jūra não pode ser Ishiki ou Jigen) e o chakra do Sasuke. Temos então o Hidari falando as duas palavras que ele aprendeu a falar até agora “Onde está o Naruto Uzumaki?” (o Sasuke realmente gosta dele).
Poucos momentos após isso a super patrulha de Jōnins da Vila da Folha aparece para dar cab- Só que não kkkk, enquanto Ada se conecta com o Shikamaru para informa-lo sobre os Shinjūs, vemos os Jōnins totalmente derrotados pelo Mokuton do Jūra (que novidade).
Jūra e Hidari entram em uma livraria, o Sasuke 2.0 novamente pergunta sobre o Naruto e até mesmo o Jūra tira com a cara dele, até que o Kawaki chega para atacar ambos. E resumindo…. ele foi solado novamente (para mim isso é bem proposital, Kawaki em alguns capítulos vai pedir mais força ao Amado, talvez assim que ele consiga as vestimentas parecidas com as do Jigen? Além de seu bastão? Não sei, mas seria interessante).
Vemos que o Jūra sentiu a Bijū do Naruto e foi voando até o local. Nos deparamos com todos os Gennins principais da obra correndo para a cena de combate, juntamente da Himawari (Sarada lutando com Hidari no próximo capítulo?)
E então nos painéis finais tivemos a grande bomba do capítulo, Jūra está supostamente sentindo o chakra da Bijū dentro da Himawari e portanto ele acabou se confundindo com o Naruto. Fim do capítulo
Esse momento gerou muita discussão, o que é bom pois mantém a fanbase ativa enquanto o anime está em hiato. Na minha opinião, eu não acho que seja a Kurama ou que a Kurama vai voltar. Acredito que estamos falando de genética, e nesse sentido a Himawari possuí uma genética bizarra, tanto Uzumaki quanto Hyūga. Eu acredito que o Naruto tenha passado o chakra de todas as Bijūs para ela através da genética. Tornando ela em um local de encontra das Bijūs, ela só não sabe disso ainda.
Fico feliz que ela esteja ganhando destaque e para mim ela que é o segundo vortex da história, e isso vamos aprender mais para frente.
Fico aqui com a minha análise do capítulo, mês que vem tem mais e eu estou muito ansioso para o próximo capítulo. Até
Nota para o capítulo: 10/10